terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dicas para o Trabalho de Conclusão de Curso

Tenho visto tanta manifestação desesperada sobre o TCC, então resolvi postar uma dica do livro de Rachel Polito: Superdicas para um TCC, da Editora Saraiva, para que, no meio de tanta preocupação, não esqueçam de algo simples mas tão importante: os convidados.


Os convidados para a apresentação
Muitas vezes, por timidez, medo do desempenho ou por achar que as pessoas não se interessarão, você pode pensar em não convidar muita gente ou ninguém para a sua apresentação. Lembre-se de que, se for um trabalho de graduação, será um dos momentos mais importantes da sua vida - nada melhor do que a família e os amigos para compartilhá-lo com você.
Depois de terminada a apresentação, o que escuto daqueles que não tiveram coragem de convidar pessoas queridas para a apresentação é: "que pena que não convidei meus pais e amigos. Teria sido ótimo. Foi tudo tão tranquilo".
Pense no orgulho que seus pais terão ver um filho formado. Imagine a festa que poderá fazer com seus amigos após a conclusão da banca. Depois de estudar por quatro ou cinco anos ninguém melhor para compartilhar esse momento do que as pessoas mais próximas a você.
Lembre-se de convidar o seu cliente, se estiver realizando um projeto - se isso já não for uma obrigatoriedade do seu curso ou uma exigência do seu orientador. O fato de o cliente assistir ao trabalho concluído dá maior credibilidade ao processo e à sua finalização e pode, também, trazer uma oportunidade de negocio para você - como a compra do projeto - ou até abrir as portas do mercado.

Na próxima vou falar do traje.

Até mais!

Nenhum comentário: